Gestão
O processo administrativo revela–se hoje uma tarefa do conhecimento humano impregnada de complexidades e de desafios. É importante deixar claro que o avanço tecnológico e do conhecimento humano não são suficientes para obter qualidade dos serviços e produtos. É tarefa da a administração interpretar os objetivos estabelecidos da organização e transforma-los em ação organizacional através das seguintes etapas: planejamento, organização, controle e execução.
A administração é importante em qualquer organização para elas alcançarem seus objetivos, vindo desde o nível individual, passando pelo familiar, grupal, organizacional ate o social, estando presente e todos os ramos da sociedade e do seu cotidiano causando impacto direto sobre a qualidade dos produtos, serviços na vida das pessoas. As teorias da administração são conhecimentos adquiridos em experiências realizados em organizações reais, o conjunto de todas as teorias é chamado de Teoria geral da Administração. Elas estão organizadas nas seguintes tópicos:
ENFOQUE: Aspecto particular das organizações que é escolhido como alvo do estudo e produção do conhecimento.
ESCOLA: É a linha de pensamento, escolhendo o mesmo aspecto especifico para analisar e adotando o mesmo raciocínio.
MODELO DE GESTÃO: É o conjunto de doutrinas e técnicas do processo administrativo, sendo muitas vezes baseado em aspectos culturais.
MODELO DE ORGANIZAÇÃO; É um conjunto de características que identificam as organizações e a forma que as administradas.
DOUTRINA: Um produto de conduta com valores implícitos, explícitos e indicam os procedimentos de ação, julgamentos e tomadas de decisão.
TECNICAS: São formas de resolver as questões.
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber,