Gestão
A arte de secretariar significa muito mais do que atender telefonemas e marcar reuniões. Para destacar-se profissionalmente, a secretária precisa aliar seu conhecimento prático a técnicas de como lidar com as imprevisíveis situações que se apresentam todos os dias e, mais importante ainda, de como lidar com as pessoas – talvez a parte mais complicada. Por meio desta obra de leitura agradável e rápida, Rose Ching estabelece uma verdadeira conversa com quem deseja dominar todas as habilidades envolvidas na profissão, sejam aquelas que estão iniciando a carreira ou as experientes em busca de aprimoramento.
Os ensinamentos nascem de relatos pessoais da autora, que, ao revelar casos reais e inclusive os próprios erros, fornece dicas valiosas, capazes não somente de melhorar o desempenho das secretárias em suas funções – desde organização e administração do tempo até tomada de decisões, solução de conflitos e trabalho em equipe –, mas também seu lado pessoal, para se tornarem mais realizadas e satisfeitas.
Elas são essenciais para os chefes. Parecem ter a solução para quase todos os problemas dentro de uma empresa e, a cada dia que passa, ganham mais importância no mercado. As secretárias executivas mostram para o que vieram, ganhando respaldo para tomar decisões e administrar processos de trabalho.
Lidar e resolver problemas são uma das principais funções das secretárias, mas essas atividades podem variar de acordo com o porte e o tamanho da empresa. Kátia Alves Pereira é diretora e fundadora do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de Minas Gerais. Segundo ela, o reconhecimento da profissão perante as empresas e ao mercado de trabalho se dá devido à solidificação do novo perfil do profissional de secretariado o que, consequentemente, leva à valorização financeira.
Em vista desse reconhecimento, Kátia vê de maneira positiva a empregabilidade para profissionais nessa área. “Sempre haverá trabalho