Gestão
Liderar = CHEFIAR ou CONDUZIR
Existem várias definições no mundo corporativo e estão causando muita confusão, porém não podemos mais tocar os negócios com conceitos de literatura romântica pura e simples. Tenho visto muitos administradores dizendo que sua função é administrar resultados, mas acredito que a função prevê resolver situações difíceis e trazer resultados positivos para a empresa, alguns líderes dizendo que são chefes e que estão na função de conduzir pessoas, nestes casos, a função prevê liderar pessoas e conduzi-las a conquistar resultados positivos, é claro. Insisto em dizer ‘resultados positivos’ porque administrar resultados qualquer um faz, agora, conquistar resultados que tragam o equilíbrio da empresa, das pessoas, do mercado, isso sim é mais difícil. Existe aquele gestor que se contenta em analisar relatórios e definir cortes, por exemplo. Está administrando? Está. No entanto, existe aquele que analisa relatório, propõe soluções, motiva a equipe, traça novos planos de ação, redefini metas e vai a campo com seus profissionais para buscar resultados positivos. Isso é resolver, é mais que administrar. No primeiro caso temos um chefe, no segundo temos um líder.
Gosto de discutir o óbvio, pois vejo exatamente no óbvio a grande falha da gestão ou liderança das empresas. Muitas vezes chamamos de ‘chato, abusado ou intrometido’ os líderes que questionam nossas ações, que querem conhecer resultados e querem mudar, no entanto, estes, normalmente, possuem maior visão do todo e estão focados na melhoria de resultados. Por isso, na hora de contratar um líder verifique se o candidato se mostra como líder e tem a capacidade de visualizar a situação de forma global, propor soluções e interagir com o grupo.
Para refletir: a sua empresa tem administradores e chefes? Ou solucionadores e líderes?
Considerando o texto acima, escreva sobre como deve ser o comportamento de um líder, como agir para alcançar resultados,