gestão
Resumo do artigo: Ajustamento intercultural de executivos japoneses expatriados no Brasil.
NOME: DOUGLAS MATIAS DE CRISTO
TURMA: ADM 4º NOTURNO
SENAC-2014
INTRODUÇÃO
O ajustamento intercultural tem sido um fator relevante no sucesso em missões internacional sendo seu conceito-chave o modelo de ajustamento internacional de BLACK, MENDENHALL E ODDOU (1991a). O objetivo deste artigo é analisar o ajustamento intercultural dos executivos japoneses expatriados para o Brasil.
De acordo com o modelo citado acima, cabe ao expatriado desenvolver suas familiaridades e conforto com vários aspectos do ambiente intercultural do país anfitrião, pois sem esse ajustamento, não há como se obter sucesso na expatriação. No entanto, no caso dos japoneses expatriados parece contradizer esse pressuposto de que o ajustamento intercultural é necessário para que o expatriado seja bem-sucedido. Isto porque pesquisas apontam que as estratégias de expatriação de empresas multinacionais japonesas apresentam taxas menores de falhas em relação as americanas e são apresentadas mundialmente como casos de sucesso.
Ajustamento intercultural dos expatriados: o modelo de Black, Mendenhall e Addou (1991a).
Expatriado: aquele que é enviado por uma instituição multinacional para viver e trabalhar em um país estrangeiro por período superior a 1 (um) ano. (CALIGIURI,2000).
O ajustamento intercultural dos expatriados tem sido definido de diversas formas : ( andreason,2003; Aycan,1997; Black, Mendenhall e Oddou,1991a) entre outros. A preposição define o ajustamento internacional como o grau de conforto psicológico com vários aspectos do país anfitrião.
Segundo winkelman (1994), o conforto psicológico é a sensação de bem estar que propicia a autoestima e a satisfação em relação a vida. Sem o conforto psicológico a pessoa experimenta uma deterioração no seu senso de bem-estar, o que