Gestão
I. O índice de liquidez de curto prazo da empresa, ou liquidez corrente (LC), contabilizam ativos/passivos com prazo de até 12 meses. Logo, se a empresa contabilizou receber o valor de $ 3 milhões em até 12 meses e deverá pagar $ 1 milhão no mesmo período, a LC demonstra uma capacidade 3 vezes maior de pagamento do que a de adquirir dívidas de curto prazo.
II. Este índice de liquidez seca (LS) exclui os estoques da conta, provavelmente supondo que eles não serão liquidados tão facilmente numa suposta situação de exigência. É um índice mais rigoroso. Supondo-se que dos $ 3 milhões de ativo circulante, $ 1,2 milhões sejam de estoque, logo este índice indica que a empresa possui estoque num volume superior a 40% do ativo circulante e se o passivo circulante for de 1 milhão, a LS será de 1,2.
III. O índice de liquidez imediata (LI) leva em consideração as disponibilidades de caixa para liquidar as obrigações de curto prazo. Portanto se uma empresa possui $ 3 milhões de ativo circulante, sendo que apenas 20% correspondem às disponibilidades, e o passivo circulante é de $ 1 milhão, então a empresa demonstra insuficiência para honrar seus compromissos com base neste indicador. O analista, no entanto, sempre atento, deve avaliar todo o capital de giro da empresa, uma vez que a mesma liquida suas obrigações de curto prazo, se necessário, renegociando os pagamentos que não consiga cumprir