Gestão
No século XXI com a economia do Brasil favorável tem-se um crescimento de projetos em plena acensão. Pode-se ter conhecimento de diversos fatores nos ambientes de negócio, mudanças externas que impactam as organizações e seus colaboradores, bem como promovem a estruturação e o desenvolvimento de projetos. Estaremos apontando apenas alguns desses fatores, responsáveis por um elevado volume de geração de projetos dentro das organizações.
Com a globalização acentudad, empresas migram de um país para outro, no intenso movimento de globalização existente na quase totalidade dos negócios, levando assim nossos recursos, hábitos, costumes e um conjunto de outros elementos, como a “cultura”. São exemplos de projetos oriundos da globalização: transferência de tecnologia, e de informações que causam grande impacto nas empresas.
O desenvolvimento de parcerias está sendo outro grande desafio para as pessoas físicas e jurídicas. Interesses convergentes são atrativos e, nesses novos tempos, sobram interesses – aparentemente ou não- convergentes. Nesse sentido, têm ocorrido inúmeras joint ventures (associações entre empresas), fusões (quando várias empresas formam uma única empresa) ou incorporações (quando uma empresa adquire uma segunda).
Um grande entrave do Brasil seria a alta tributação a que todos os cidadãos brasileiros estão submetidos insere uma dificuldade adicional no mercado competitivo. Associa-se a isso uma generalizada má distribuição da renda, que exige que as empresas tenham que se preocupar e investir seus recursos em inúmeras políticas sociais e benefícios não cobertos pelos órgãos governamentais.
O espetacular crescimento da desintermediação é um dos desafios que existem atualmente, que geram a possibilidade de desenvolvimento de projetos. Essa tendência permite maior proximidade entre fabricantes e consumidores, pela diminuição no número de intermediário. A tendência da desverticalização é outra tendência muito forte, por ela