gestão
HISTÓRIA
- A história do trabalho não tem marco inicial, pois desde que há ser humano, há trabalho. Só que no início não havia estruturação.
- Egito: quem perdia a batalha, virava escravo
- Grécia: aluguel de escravos. Camponeses trabalhavam livremente, mas escravidão predominava.
- Roma: Escravo era coisa (vendido, trocado, etc)
- Idade Média: Feudalismo (suserano ficava na terra do senhor, e em troca trabalhava pra ele por 3 vezes na semana/ Nos outros dias ele trabalhava para o seu próprio sustento).
Depois surgiu o jornaleiro (assalariado do campo. Cumpria jornada) e os companheiros (assalariado da cidade).
- Revolução Industrial: urbanização (campo -> cidade). Produção em massa. Dentro das grandes empresas surge as divisões de trabalhos (setorização). O elemento mais importante é a subordinação (empregador tem total controle), e isso é a relação de emprego.
Taylorismo: Taylor entrou numa empresa pra estudar a divisão de trabalho. Cada um sabe o mínimo possível para ser mais rápido.
Fordismo: Ford se especializou mais nas máquinas, do que nas pessoas.
- 1802/1848: As partes (empregador x empregado) não estão no mesmo patamar, e o estado começa a sentir necessidade de intervenção. Daí as primeiras leis trabalhistas, que era bem gerais, tratavam do menor, da mulher, etc.
- A partir 1919: O direito do trabalho passa a ser mundial. OIT (Organização Internacional do Trabalho).
- Após 2 gerra: Direito do trabalho entra no clímax, pois o mundo se divide em comunismo x capitalismo, havendo uma preocupação muito maior com o empregado. É a melhor fase do direito do trabalho. Cidadania plena. Divisão de renda.
Historia do Direito do Trabalho no Brasil: abolida a escravidão, em 1988, os trabalhadores nas industrias passaram a exigir medidas de proteção legal, pois muitos vieram da Europa, onde a tradição sindicalista já havia se manifestado e estava mais evoluída. As primeiras normas surgiram no século XX (Código Civil de 1916),