gestão
Diretor-geral: profissional formado em Administração. O ideal seria que tivesse alguma formação em Pedagogia também, pois a direção da escola precisa respeitar os dois âmbitos. Para exercer a direção administrativa é importante que o gestor veja a escola como uma empresa, seja um administrador e empreendedor. Ou seja, apresente idéias inovadoras e seja flexível para receber palpites de outros membros da equipe.
Supervisor pedagógico: cabe a ele encontrar uma maneira eficaz de integrar essas ações ao cotidiano escolar de modo que não existam dúvidas ou problemas posteriores. Durante a implementação das inovações, o supervisor pedagógico também trabalha como mediador do processo.
Coordenador de esportes e cultura: a coordenação cultural e esportiva é a responsável pelos contatos com outras instituições, pela formação de equipes esportivas e grupos de canto, teatro e dança da escola, assim como a inscrição destes em eventos interescolares.
Orientador educacional: formado ou pós-graduado em Pedagogia, seu trabalho consiste em auxiliar o aluno para melhor integração na escola, na família e na vida social. É o orientador que oferece apoio ao estudante, para que ele desenvolva seu autoconhecimento e seu lado emocional. Ele também se responsabiliza pela observação do processo ensino-aprendizagem dos estudantes.
Psicólogo escolar: profissional formado em `Psicologia. É o responsável pelo atendimento de alunos com problemas de aprendizagem, comportamento e relacionamento dentro da escola. Aconselha esses estudantes – e também professores em momentos mais conturbados – dando ferramentas para que desenvolvam suas aptidões e capacidades plenamente.
Professores: elemento fundamental dentro da instituição escolar, cabe ao corpo docente educar os alunos para a vida, dando exemplos de conduta e atitude na resolução de conflitos, sempre que isso se fizer necessário.
Secretário: ele auxilia na parte administrativa; conhece tudo o que a escola