Gestão
Definição
De acordo com DAVIDOFF(2001) ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão é o papel da equipe na empresa.
A função da Gestão de Pessoas é um componente fundamental da organização de hoje. Antigamente, a ênfase era colocada no fazer corretamente as coisas através dos métodos e regras impostos aos funcionários para obter eficiência.
O salto para a eficácia veio com a preocupação em atingir objetivos e resultados. Não se pode imaginar a função da Gestão de Pessoas sem se conhecer o negócio de uma organização.
Cada negócio tem diferentes implicações, e o principal objetivo da Gestão de Pessoas é ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e a realizar sua missão.
Os seis processos da Gestão de Pessoas
Chiavenato (1999) destaca seis processos básicos da Gestão de Pessoas:
Proporcionar competitividade à organização.
Isso significa saber empregar as habilidades e competências da força de trabalho. A função da Gestão de Pessoas é fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados.
Esta foi a crença que levou Walt Disney a construir a Disney a partir de das suas próprias pessoas. No nível macroeconômico, a competitividade é o grau em que uma nação pode, em condições livres e justas de mercado, produzir bens e serviços que sejam bem aceitos nos mercados internacionais, enquanto simultaneamente mantém ou expande os ganhos reais de seus cidadãos.
Nesta definição, a palavra nação pode ser substituída por organização e a palavra cidadãos por empregados.
Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas.
Quando um executivo diz que o propósito da Gestão de Pessoas é construir e proteger o mais valioso patrimônio da empresa – as pessoas – ele está se referindo a este objetivo da Gestão de Pessoas. Preparar e capacitar continuamente as pessoas é o primeiro