gestão e organização
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: GESTÃO E ORGANIZAÇÃO
Introdução
A Teoria Comportamental, também chamada Teoria Behaviorista teve início a partir da publicação do livro O Comportamento Administrativo, de Hebert A. Simon, considerado um dos precursores dos estudos no final da década de 40.
Esta teoria trouxe um novo enfoque dentro da teoria administrativa, abordando pontos importantes em comparação com outras escolas administrativas. Destaca o homem dentro do processo produtivo, deixando de lado as máquinas e o próprio processo. “A Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para poder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. Assim, um dos temas fundamentais da Teoria Comportamental da Administração é a motivação humana, campo no qual a teoria administrativa recebeu volumosa contribuição. Os autores behavioristas verificam que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.” (CHIAVENATO, 2000)
Hierarquia das Necessidades (Maslow)
Tendo como base a Teoria Comportamental, Abraham Maslow descreveu as necessidades humanas em uma pirâmide, na qual essas são dispostas por nível de importância. Dispõe os seguintes níveis:
• Fisiologia – necessidades básicas a sobrevivência do indivíduo e somente com o suprir dessas necessidades é que o indivíduo terá condição de passar ao segundo patamar da pirâmide das necessidades. • Segurança – relacionada ao fato de o funcionário estar seguro dentro da empresa, ou seja, sem alertas a possíveis dispensas ou cortes dentro da organização.
• Socialização – o círculo de amigos, companheiros de serviço, afeição, amor, são os pontos a serem supridos nesta etapa das necessidades. • Estima – é a percepção que o indivíduo tem de si mesmo,