Gestão e meio ambiente
GESTAO EM TERMINAIS E OPERAÇOES PORTUÁRIAS
DISCIPLINA:GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROFESSORA: LEILA
ACADÊMICO: THIAGO CAVILIA DE SIQUEIRA
As preocupações com os acontecimentos ecológicos têm caráter universal, atingindo a todos. Nas últimas décadas, essas questões têm exercido grande influência nos custos econômicos e a proteção do meio ambiente têm se tornado um importante campo de atuação para governos, indústrias, grupos sociais e indivíduos.
As operações portuárias, neste mesmo período, experimentaram mudanças radicais com implicações significativas, principalmente com a introdução das normas de gestão pela qualidade ambiental, a exemplo da série ISO 14000.
Os custos da poluição têm se elevado drasticamente, como mostrados nos grandes acidentes, cujos custos totais para remediação dos impactos ultrapassaram bilhões de dólares.
As empresas, cuja atividade em operação é de alto impacto ambiental, constituem-se em crescente preocupação da sociedade e dos órgãos reguladores ambientais, devido ao elevado grau de risco à saúde das populações e de poluição ambiental. Antes da intensa fase regulatória mundial, as operações concentravam suas preocupações, exclusivamente com a produção e os lucros. Ações para proteger o meio ambiente, neste período, eram insignificantes.
Diversos estudos demonstram que a legislação, além de ser um importante instrumento de controle e fiscalização, contribui para a melhoria da gestão das empresas, inclusive para a implantação de medidas que resultam em prevenção ambiental.
A empresa que passa a preocupar-se com as questões ambientais e implanta sistemas de prevenção a acidentes ambientais, busca formas para minimizar os efeitos da poluição. Uma nova postura passa a ser adotada com relação aos processos executados, até então não levada em conta, ou seja: A ordem passa a ser: mudar o tipo de operação na realização dos processos para tentar minimizar o resíduo; agir nas fontes geradoras;