Gestão e liderança de pessoas na prática
O que se pode avaliar é que o investimento em pessoas tem trazido benefícios às instituições. Podemos citar como um dos vários exemplos os programas trainee, pois dando oportunidades às pessoas, é que elas realmente aprenderão o que deve ser feito na prática.
As pessoas não são iguais, e se não temos as melhores trabalhando em nossa instituição não seremos a melhor empresa, podendo então o concorrente tomar o posto de primeiro lugar.
Por mais absurdo que pareça o estresse aumenta o desempenho do funcionário, pois assim quando esse chega ao seu ponto máximo de estresse ele proporciona maior resultado, tendo como exemplo as metas, quanto mais cobramos do empregado capaz mais ele irá produzir. Para que ocorra o aumento do estresse e consequentemente o crescimento da performance pode-se fazer treinamento técnico e prático ou até mesmo o rodízio de funções.
O que é prejudicial para empresa é o ponto de pânico, ou seja, é a insegurança do funcionário sem capacidade de produção, pois ele não realizará o que está sendo cobrado. E como já foi dito, na empresa não podemos ter pessoas medíocres e sim os melhores para sermos o diferencial.
É muito importante a comunicação na empresa, o investimento em recrutamento, treinamento, seleção de pessoal. O processo seletivo liderado pelo o dono, e onde o funcionário conhece a empresa antes de entrar diminui o risco de erro na contratação.
A empresa obtém resultados sustentáveis investindo em pessoas, cultura e implementação de gestão. Então os gestores devem investir em pessoas para alavancar os resultados da