Gestão urbana
Prof. Dra. Samira Kauchakje; Prof. Dr. Carlos Mello Garcias; Prof. Dr. José Fernando Arns; Arq. Carlos Domingos Nigro; Arq. Maria Cristina Cachenski Brito.
Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho - Curitiba – PR, CEP: 80215-901; Telefones: (41)3271-2623 e (41)3336-2096. Endereços Eletrônicos: mestrado.gestaourbana@pucpr.br; cristina.cachenski@terra.com.br.
Resumo No Brasil, um momento histórico singular é a mudança ocorrida nas relações sócio-econômicas das grandes cidades, em função de uma urbanização descontrolada. Durante os últimos 50 anos, o crescimento urbano transformou e inverteu a distribuição da população no espaço geográfico. Este processo acarretou vários problemas, destacando-se entre eles as áreas degradadas, e a ocupação desordenada e irregular, pela população mais carente. Surgem desta forma territórios de exclusão social, locais onde as relações entre os homens são marcadas pelas diferenças e desigualdades sociais, políticas, econômicas e culturais. Nesse contexto, a área de gestão das cidades apresenta um duplo desafio: o da construção e o da reconstrução. A ação deve levar a resultados que considerem aspectos técnicos e ambientais, sociais e políticos, bem como de pertencimento comunitário da população local. Em ambos os casos, a intervenção tem que ser integrada, pois o caráter sistêmico do habitat urbano nos obriga a nos organizarmos e desenvolvermos novos instrumentos de gestão em termos de uma tecnologia social e de política urbana que considere a gestão de risco. O objetivo do presente trabalho é introduzir o tema Gestão de Riscos aplicado à Gestão Urbana, enfatizando que trabalhar este conceito e buscar soluções para problemas deles decorrentes requer uma metodologia científica para desenvolver novos conhecimentos, necessários para uma gestão que pode