Gestão Saúde Pública
Por atuar com implantação na área da saúde e constatar que na concepção do projeto de unidade nos deparamos com varias orientações que vez por outra divergem; orientações do ministério da saúde, secretaria do estado da saúde, secretaria municipal e vigilância.
O objetivo do presente trabalho foi idealizado devido ao conhecimento de causa para implantar serviços na área da saúde que apesar de toda orientação para arquitetura hospitalar e aquisição de equipamentos ainda resta duvidas. Foi pesquisar e orientar a implantação de serviços de pronto atendimento na área da saúde por empresa do terceiro setor.
O trabalho é mais um instrumento para orientação.
A saúde é um direito do cidadão e um dever do estado 8080/90?
Lei xxxxx aprova a implantação de serviço de saúde por empresas do terceiro setor.
1. HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL Muito embora a história da Saúde Pública Brasileira tenha início em 1808, o Ministério da Saúde só veio a ser instituído no dia 25 de julho de 1953, com a Lei nº 1.920, que desdobrou o então Ministério da Educação e Saúde em dois ministérios: Saúde e Educação e Cultura. A partir da sua criação, o Ministério passou a encarregar-se, especificamente, das atividades até então de responsabilidade do Departamento Nacional de Saúde (DNS), mantendo a mesma estrutura que, na época, não era suficiente para dar ao órgão governamental o perfil de Secretaria de Estado, apropriado para atender aos importantes problemas da saúde pública existentes. Na verdade, o Ministério limitava-se a ação legal e a mera divisão das atividades de saúde e educação, antes incorporadas num só ministério. Mesmo sendo a principal unidade administrativa de ação sanitária direta do Governo, essa função continuava, ainda, distribuída por vários ministérios e autarquias, com pulverização de recursos financeiros e dispersão do pessoal técnico, ficando alguns vinculados a órgãos de administração direta, outros às autarquias e