Relatorio
As hortaliças possuem um alto valor nutritivo, principalmente, pelo conteúdo de sais minerais e vitaminas, sendo, portanto, recomendado o seu consumo no cardápio como forma de suprir as necessidades diárias desses elementos.
Além disso, o consumo das mesmas facilita a digestão dos alimentos
(MAKISHIMA, 1992 citado por BEZERRA, 2003).
Na agricultura brasileira, o cultivo de hortaliças apresenta-se com expressivo destaque e um dos componentes mais importantes é a utilização de mudas de qualidade, tornando-o mais competitivo do ponto de vista de maior produtividade e diminuição de riscos. Com base nesse princípio, a pesquisa tem avançado com o objetivo de disponibilizar ao produtor informações que melhorem as suas atividades (BEZERRA, 2003).
OBJETIVOS
Verificar as características das sementes e efetuar semeadura de hortaliças em bandejas de poliestireno expandido.
MATERIAIS
Bandejas de poliestireno expandido;
Sementes: Repolho
híbrido Fuyutokyo Kobayashi; Alface marisa; Beringela
híbrida cicá; Cenoura planalto; Rúcula selecta
Substratos
MÉTODOS
A aula iniciou-se com a professora explicando o que se deve observar na compra de sementes, foram eles citados: Primeira coisa: época do ano recomendada. Segunda: germinação, pureza, validade. Terceiro: as lojas de venda de sementes não podem mais vender a granel devido à nova legislação,
(nem sementes nem adubo).
São utilizadas sementes peletizadas devido às dificuldades de manuseio de sementes nuas; a semente peletizada facilita o manuseio na semeadura.
Maioria das sementes vem tratadas – Fungicidas: Tiram ou Coptam. Obs: sementes tratadas não servem para broto ou baby leaf).
Alface, beteraba, cenoura entre a maioria das hortaliças podem ser guardadas em geladeira para quebrar a dormencia.
Sementes com baixa germinação (abaixo de 90%) podem ter duas causas: por exemplo a cenoura, as sementes podem vir sem embrião: Percevejo suga o ovário da flor e se forma semente