Gestão pública
Resenha Crítica
O equilíbrio entre capital e trabalho e sua relação com a Gestão Pública.
Acadêmicos:
Professor(a):
Cidade, Estado
2013.
O equilíbrio entre capital e trabalho e sua relação com a Gestão Pública (consciente), que busca diminuir ou extinguir a exploração de trabalhadores e/ou suas classes, exige que se tenha clareza sobre o termo Gestão Pública e o seu papel na sociedade, pois esse é o passo inicial para que se consiga assumir todas as diretrizes e propostas que esse campo de conhecimento e de trabalho indica para o melhor andamento e plena contemplação do interesse público.
Santana e Teixeira, 2005 afirmam que:
A administração Pública tem como característica específica uma relação de responsabilidade direta com o processo histórico global que se dá no desenvolvimento da sociedade; daí a necessidade de continuamente redefinir a sua missão em face dos novos imperativos, sob pena de comprometer a sua capacidade sinérgica. (SANTANA E TEIXEIRA, 2005, p.07).
Nessa direção, vale acrescentar que a atuação da Gestão Pública atual acontece em um contexto contemporâneo onde a considerada moderna sociedade da informação tem se mostrado na verdade, cada dia mais, como a sociedade líquida, sem muita segurança e escolha crítica diante das decisões; o que acarreta uma vida sem projetos ou sem concretização de metas a longo prazo, e isso contraria as propostas fundamentais da Administração/Gestão, podendo ser ainda mais perigoso quando a atuação administrativa está direcionada para o bem público.
Dentro dessa lógica, Bauman, 2001 alerta:
Na modernidade “líquida” mandam os mais escapadiços, os que são livres para se mover de modo imperceptível. (...) Para os capitalistas que preferem trocar maciços prédios de escritório por cabines em balões, flutuar é o mais lucrativo e desejado dos recursos; e a melhor maneira de garantir a flutuação é jogar pela amurada todo peso não-vital, deixando os membros não-indispensáveis da tripulação