Gestão Pública
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
ALANA MAGALHÃES BASTOS
A TEORIA DO VALOR E A FORMAÇÃO DE MAIS-VALIA NA SOCIEDADE
QUIXERAMOBIM-CE
2014
1 INTRODUÇÃO
O valor do trabalho tem sido tratado por diversos autores ao longo de muitos séculos, na visão de Marx, o mesmo é visto como uma condição necessária para que o homem seja cada vez mais livre, mais dono de si próprio. Contudo Marx verifica que em sua contemporaneidade, o trabalho assumiu características diferentes das anteriormente pensadas: os homens que produzem os bens materiais, alguns indispensáveis a sua própria existência, porém, não se realizam como seres humanos em suas atividades.
O trabalho é o caráter específico que aparece no valor da mercadoria, e, ao que interessa a esta análise, confere a mercadoria a propriedade que transita em todos entendimentos de valor que a mesma possa ter: "que é a de serem produtos do trabalho."
Contudo, em sua análise, ainda sobre o aspecto da mercadoria e trabalho, Marx permite a visualização de um fator característico de nossa sociedade: a descaracterização do produto (mercadoria) como fruto do trabalho humano. Não se conhece quem produziu, apenas o que foi produzido. O valor da mercadoria está em si mesmo e não transcende a isto. Este trabalho tem por objetivo principal, demonstrar a questão do trabalho elaborada por Marx, objetiva ainda discorrer sobre a teoria do valor e criação de mais valia-para na sociedade.
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 A força do trabalho humano de Marx
Marx caracteriza o trabalho como uma interação do homem com o mundo natural, de tal modo que os elementos deste último são conscientemente modificados para alcançar um determinado propósito. O trabalho é a forma pela qual o homem se apropria da natureza a fim de satisfazer suas necessidades. No processo de trabalho a atividade humana é materializada ou objetivada em valores de