AGRONOMIA
Campus Professora Cinobelina Elvas
Curso: Engenharia Agronômica
Disciplina: Meteorologia e Climatologia Agrícola
Professora: Edivânia de Araújo Lima
Equipe: Gustavo Oliveira e Raimundo Mota
Relatório
Bom Jesus, PI, julho de 2014.
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo descrever a visita realizada à Estação Meteorológica Automática (EMA) do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí, onde aqui será feita a descrição da estação e a finalidade dos equipamentos existentes.
Uma estação meteorológica automática (EMA) coleta, de minuto em minuto, as informações meteorológicas (temperatura, umidade, pressão atmosférica, precipitação, direção e velocidade dos ventos, radiação solar) representativas da área em que está localizada. A cada hora, estes dados são integralizados e disponibilizados para serem transmitidos, via satélite ou telefonia celular, para a sede do INMET, em Brasília. O conjunto dos dados recebidos é validado, através de um controle de qualidade e armazenado em um banco de dados.
Além disso, os dados são disponibilizados gratuitamente, em tempo real, através da internet para a elaboração de previsão do tempo e dos produtos meteorológicos diversos de interesse de usuários setoriais e do público em geral e para uma vasta gama de aplicações em pesquisa em meteorologia, hidrologia e oceanografia.
DESCRIÇÃO DA VISITA
A visita ocorreu durante uma aula da disciplina, onde a professora explicou o local apropriado para a instalação, as medidas tomadas para a proteção da estação meteorológica automática, bem como a descrição da finalidade dos equipamentos.
Houve uma explicação sobre a diferença entre uma estação convencional e uma estação automática. Sendo que na primeira os dados são lidos e anotados por um observador a cada intervalo e este os envia a um centro coletor por um meio de comunicação qualquer, e na segunda os dados são coletados automaticamente e enviados via satélite