Gestão Pública
Uma organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda a comunidade. Por tanto, pode haver “gestão publica” em organizações públicas e privadas, embora seja bastante incomum uma preocupação real com a coletividade por parte de entes privados.
Gestão Pública
O gestor público é o responsável por planejar, assessorar processos deliberativos, coordenar ações e avaliar programas e políticas públicas em organizações estatais e nãoestatais, nacionais ou internacionais. Sua atuação é vista em todos os níveis - União, estados e municípios - em que há utilização de recursos empenhados para a produção de bens públicos.
O curso
Com a ampliação das esferas de atuação e intervenção dos governos, com órgãos e funções especializadas, cresce a demanda por profissionais qualificados que entendam a estrutura do Estado, suas características políticas e seu papel como provedor de serviços públicos.
A criação do curso é fruto do fortalecimento das áreas de pesquisa e extensão do departamento de Ciência Política da Universidade, responsável por oferecer um curso de especialização em políticas públicas. A graduação em Gestão Pública visa formar um estudante com visão integrada e estratégica da administração, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências que estimulem o pensamento estratégico e a capacidade de interlocução e negociação com os vários agentes que atuam nas instituições. O curso terá duração de quatro anos, será noturno e abrirá 60 vagas, com duas entradas por ano. A criação foi possível depois que a UFMG confirmou a adesão ao
Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni), programa do governo federal lançado no ano