Gestão pública
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Disciplina: Estado, Governo e Mercado
Atividade 1
Turma: Capanema 1
Aluno:
• Atividade 1
• Apresente os conceitos de Estado, governo e mercado. Não faça cópia do texto, use suas palavras. Estado: no Dicionário Aurélio, existem oito acepções para a palavra Estado; a 6ª acepção diz que Estado é o conjunto dos poderes políticos duma nação, governo. Já a 8ª, declara que Estado é a nação politicamente organizada. As duas acepções se mesclam, pois uma fala em poderes políticos, governo e a outra fala em ... politicamente organizada.
A política está intrinsicamente relacionada ao conceito de Estado, porém, poderia estar mais para o conceito de Governo. Os governos – sejam Federal, Estaduais, Municipais ou Distrital – são oriundos da política; da filiação de um cidadão a um partido político e do sufrágio pelo qual passará esse cidadão. É por isso que o termo política se confunde nas acepções do verbete Estado. É por intermédio de todo esse processo eleitoral que o Estado adquirirá legitimidade para exercer sua função de servir à coletividade. Apresenta poder subdividido – Executivo, Legislativo e Judiciário.
Governo: o Governo, dentro da estrutura organizacional do Estado, é o poder que executa, dispõe dos meios coercitivos para fazer cumprir as normas gerais que regem a conduta da coletividade (normas essas criadas pelo poder Legislativo) e garantir o funcionamento dos demais poderes.
Mercado: recorrendo novamente ao Dicionário Aurélio, vejo três acepções para a palavra mercado, sendo que a 2ª reflete exatamente o objetivo do estudo: qualquer situação em que compradores e vendedores em potencial entram em contato. Como é dito no texto do prof. Ricardo Coelho, o mercado é obra do homem, da sua sanha em