GESTÃO PÚBLICA NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PARANAENSE GESTÃO ATUAL
GESTÃO PÚBLICA NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PARANAENSE
GESTÃO ATUAL
JOÃO MIGUEL BORRO COSTA1
ALESSANDRA ANDRÉA DA SILVA TETZLAFF 2
Esse trabalho apresenta o histórico das unidades prisionais no estado do Paraná, a maneira com que os presos eram e são tratados, e principalmente, as alterações ocorridas no sistema penitenciário de 2010 à 2014 e a atual forma de Gestão pública aplicada. Foram explanadas, também, como foi a gestão de governo atual nas penitenciárias no decorrer de 4 anos, os pontos positivos e negativos, os diversos motins e rebeliões, suas causas e consequências. Para uma melhor compreensão do Sistema Prisional Paranaense, foi enviado um questionário para 38 Agentes
Penitenciários, contendo algumas perguntas a respeito das penitenciárias do estado em questão. A pesquisa buscou saber a opinião dos agentes em relação ao tratamento ministrado aos reclusos, sua opinião sobre o desenvolvimento do sistema prisional, a possibilidade de ressocialização do detento e do pró-egresso, o tratamento do governo em relação aos funcionários, a perspectiva de uma evolução positiva no sistema, entre outras. E ficou evidente que o maior problema em questão no Sistema Penitenciário atual é a falta de efetivo.
1. INTRODUÇÃO
A primeira penitenciária no Estado do Paraná foi inaugurada em 1909, com o objetivo de sanar as péssimas condições de encarceramento que existiam até então, tratando o criminoso de acordo com o crime praticado em estabelecimentos específicos, deixando para trás o modo paritário e fazendo com que cada encarcerado tivesse não só a higiene física, mas moral e que a Unidade Prisional incluísse o estudo e o trabalho buscando evitar a ociosidade de quem ali estaria cumprindo a sua pena.
1
Pós-Graduando
–
Instituto
Federal
do
Paraná
IFPR
–
e-mail:
joao.miguel1984@rocketmail.com
2
Professora
ale.tetzlaff@gmail.com
Orientadora
–
Instituto
Federal
do
Paraná
–
IFPR
–
e-mail:
2
Durante todo o século XX muitas mudanças ocorreram, porém até