Gestão publica
IFPR-INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
EAD - Educação a Distância
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
DIONE DOS SANTOS SILVA PARRALES
EVAIR ANTONIO CAVALHEIRO
MARIA JOSÉ DOS SANTOS CAVALCANTE
ROSILÉIA LOBO PENIDO
SILVIO RODRIGUES DOS SANTOS
INVESTIGANDO O IMPOSTO DE RENDA – DECLARAÇÃO ARRECADAÇÃO E CODIFICAÇÃÕ DE SUAS RECITAS.
Formosa do Oeste – 2011
DIONE DOS SANTOS SILVA PARRALES
EVAIR ANTONIO CAVALHEIRO
MARIA JOSÉ DOS SANTOS CAVALCANTE
ROSILÉIA LOBO PENIDO
SILVIO RODRIGUES DOS SANTOS
INVESTIGANDO O IMPOSTO DE RENDA – DECLARAÇÃO, ARRECADAÇÃO E CODIFICAÇÃO DE SUAS RECEITAS
Trabalho apresentado como requisito da atividade supervisionada da Disciplina: Economia Pública, Contabilidade Pública e Gestão Tributária, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.
Professores: Giovani de Sousa, Claudio Nogas, Sandro Romanelli.
Formosa do Oeste – 2011
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo tem por objetivo apresentar uma revisão literária dos conceitos relacionados ao Imposto de Renda, Declaração de Pessoa Física e Arrecadação Codificação de receitas por parte dos cofres públicos, o que envolve os municípios, estados e união, conforme propõe a legislação da Constituição Federal em sua competência para instituir e cobrar além dos impostos estaduais os municipais.
No contexto apresentam-se quais são os requisitos do Imposto de Renda, que abrange a base de cálculo, as alíquotas, a codificação, que seguem os níveis decretados pela legislação. Além disso, destacam-se os conceitos sobre o Regulamento do Imposto de Renda. E também quais são os impostos cobrados dos contribuintes “povo”, para ser efetivada a repartição da receita tributária e como são os requisitos da arrecadação federal, a qual nos últimos anos tem desenfreado a arrecadação em bilhões, ficando o povo sem saber qual é o destino dessas verbas, uma vez que a educação e a saúde encontram-se em estado precário.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 IMPOSTO DE RENDA