Gestão publica
TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA
PROCESSOS GERENCIAS
MACAPÁ / AP.
2013
INTRODUÇÃO
O planejamento é a função administrativa que compreende a seleção de objetivos, diretrizes, planos, processos e programas. Para que os objetivos de uma empresa sejam alcançados, dentro da máxima eficiência, é indispensável que a empresa obtenha harmonia entre os recursos físicos e financeiros, através do planejamento racional, para se obter uma definição precisa dos recursos necessários, compatíveis com os prazos e custos. Vale salientar que deficiências na administração da produção podem ocasionar falta ou excesso de mão-de-obra e materiais, atrasos e interrupções na produção. As análises comparativas, sobre alternativas do que e como fazer, e a definição do ritmo mais econômico de produção são estudos pertinentes para a eficiência do processo de tomada de decisões. O planejamento tem que ser implementado na empresa como empreendimento, para se evitar a minimização de sua aplicação, devendo a equipe de planejamento funcionar como suporte aos setores usuários na utilização das técnicas de acompanhamento.
Investir em planejamento estratégico é premissa básica para a sobrevivência de qualquer empresa de qualquer porte. É ele que ajuda os gestores da empresa a saírem da rotina diária do negócio para que possam pensar nas alternativas de crescimento e em como tornar esse crescimento uma realidade sustentável.
Para institucionalizar o planejamento estratégico, a empresa precisa estar com seus processos e sistemas-chave estruturados para que o crescimento esperado seja alcançado e suportado. E para que isso possa acontecer, é essencial contar com o envolvimento e a dedicação de profissionais facilitadores de todas as áreas da empresa, que agregarão conhecimento específico no processo de elaboração do plano.
CONCEITO DE PLANEJAMENTO DINSMORE (1992, P. 34) diz que uma das principais