GESTÃO PUBLICA
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ELIZABETH CAMARGO TRIGO RA: 8140744296
CURSO DE GESTÃO PUBLICA
DESAFIO PROFISIONAL
MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS
ALEX ZOMPERO BEZERRA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SÃO PAULO
19 DE OUTUBRO DE 2013
SUMÁRIO 1-INTRODUÇÃO
2- OBJETIVOS
3- JUSTIFICATIVA
4-CONCLUSÃO
5-REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
1- INTRODUÇÃO
No mundo competitivo em que vivemos onde são necessários novos modelos de competitividade para lidar com os desafios futuros cada vez mais o diferencial de sucesso das empresas está na qualidade de vida, com equipes saudáveis e comprometidas, devemos tratar com competência e profundidade o que se considera o grande desafio dos profissionais de sucesso, que está em saber lidar e respeitar as diferenças, trabalhando e reforçando a importância do trabalho em equipe, do equilíbrio entre a emoção e a razão, da responsabilidade social que cabe a cada um como cidadão, as empresas precisam adicionar valores a seus funcionários. Segundo ULRICH (2001, p. 15) gerentes e profissionais juntos são os defensores da organização do futuro.
Clima organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, o clima organizacional é um fator importante para as empresas, pois está intimamente relacionado com o grau de motivação dos integrantes da organização. Quando há elevada motivação entre os membros, o clima motivacional se eleva e se traduzem em relações de satisfação, animação, interesse e colaboração.
Todavia, quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou barreiras à satisfação das necessidades, o clima organizacional tende a baixar-se, caracterizando–se por estados de depressão, desinteresse, apatia, insatisfação, absenteísmo entre outros.
Portanto torna-se indispensável conhecer o que os colaboradores pensam sobre a empresa e qual a sua