Gestão publica
Resumo
O conceito de trabalho evoluiu ao longo do tempo e juntamente surgiu à necessidade de criar novos modelos de gestão, onde as relações do trabalho são indispensáveis para o sucesso organizacional. Essa transição se inicia com a transição do Fordismo para o Pós-Fordismo. No Pós-Fordismo a contraposição ao paradigma fordista de rigidez e “engessamento” da produção e da relação entre empregador e empregado gerou a deteriorização pela “flexibilidade”, e adotou aspectos rejeitados pelo Taylorismo, os trabalhos manuais e intelectuais ao mesmo tempo. O Pós-Fordismo, começa com o surgimento de um regime chamado Toyotismo, que se baseia em atender o nível da demanda alcançando projeção global. Entretanto, no Volvismo, adota-se alto grau de informação e automação buscando a valorização do empregado multifuncional.
O enriquecimento de tarefas ou cargos vai dar condição ao empregado de crescimento individual. E a Administração Participativa valoriza a capacidade de tomar decisões e resolver problemas.
A organização dos serviços de saúde
A análise das organizações de saúde é de fundamental importância para a abor-dagem do tema da gestão do trabalho, ou mesmo da gestão desses serviços como um todo. Com base na interessante discussão dessa questão feita por Dussault, serão discutidas três perguntas cuja formulação pretendeu abarcar as diferentes dimensões consideradas por aquele autor:
* Documento apresentado no Painel Gestão de Recursos Humanos, na II Conferência Nacional de Recursos Humanos de Saúde, Brasília, setembro de 1993.
** Consultor de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Organização Pan-Americana da Saúde -Representação do Brasil.
DUSSAULT, J. A gestão dos serviços públicos de saúde: características e exigências. Revista de Admi- nistração Pública, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 8-19, abr./jun., 1992..388
CADRHU
•quais são os elementos essenciais das organizações que produzem serviços