Gestão projeto
1. Bach. em Administração pela
FACISA. Especialista em Gestão de
Negócios pela FGV.
2. Profª Adjunto do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande
(UFCG).
RESUMO
O avanço tecnológico tem exercido relevante papel na estruturação de um novo cenário competitivo.
Diante deste contexto, a Tecnologia da Informação (TI) apresenta-se como uma importante ferramenta a disposição das organizações. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar os aspectos relevantes do uso de (TI) como Ferramenta de Gestão. Tomando como base um estudo de caso realizado em uma empresa varejista do setor de autopeças, através da análise do processo de implantação de uma nova ferramenta de (TI), considerando as vantagens, dificuldades e limitações vivenciadas durante o referido processo. Os resultados da pesquisa mostram que a nova ferramenta foi implantada com sucesso uma vez que foram superadas as dificuldades iniciais e trouxe vantagens significativas para a empresa, funcionários e clientes.
Palavras-chave: Tecnologia de Informação, Ferramenta de Gestão, Organização.
1. INTRODUÇÃO
No atual cenário de negócios, um dos bens mais valioso nas organizações é a informação. Quase todos os processos ou atividades geram informações e elas devem ser armazenadas. Existem formas conhecidas de armazenamento da informação que pode ser da maneira tradicional através do papel, pastas especificas, entre outras. Onde o armazenamento de informação pode gerar uma serie de problemas tais como: ocupação de espaços e manuseios de grandes volumes do mesmo, que dificulta a recuperação das informações. Bem como, formas mais moderna, através do uso da tecnologia da informação. Onde as informações podem ser interligadas, coletadas, armazenadas e disseminadas.
Nesse
contexto, os dados e informações fornecem um mecanismo de feedback apresentando melhor agilidade, menor custo, maior eficiência para utilização em grupos,