Gestão Produção e Logistica
Disciplina: Gestão de produção e logística
EXERCÍCIO 1
Conforme estudamos em aula, o conceito de logística evoluiu significativamente ao longo do tempo. Explique a diferença entre a visão da logística em termos da simples administração de materiais e o conceito mais moderno da gestão da cadeia de suprimentos.
R. Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades, o conceito de Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final.
EXERCÍCIO 2
A Gestão de Estoques é uma das atividades-chave da logística. Sobre esse tema, responda as duas questões a seguir:
a) Quais são as principais subatividades da Gestão de Estoque?
Políticas de estocagem de matérias-primas e produtos acabados.
Previsão de vendas a curto prazo.
Combinação de produtos no estoque.
Nº, tamanho e local.
Estratégias de JIT, de empurrar e de puxar.
b) Por que a gestão de estoques é tão importante para os resultados financeiros da empresa?
A utilização de modernas técnicas de gerenciamento de estoques adequadas à realidade da empresa possibilita meios de minimizar impactos financeiros negativos pela imobilização desnecessária de capital em estoques, assegurando máximos níveis de atendimento aos clientes.
EXERCÍCIO 3
Faça a leitura do texto “Leitura Complementar 4B do livro 4” e atente-se ao tema ECR – Efficient Customer Response. Em seguida, responda as seguintes questões:
a) O que é e para que serve o ECR?
Consiste numa estratégia utilizada principalmente na indústria de supermercados nas quais distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor final (LAVRATTI, 2002, p.1). Trata-se de um movimento voluntário, baseado na mudança e na melhoria continua, que afeta toda a cadeia de produção e distribuição de produtos de grande consumo (ECR, 2002).
O ECR tem como