gestão de produção logística
Prof. Ms. Francisco Carlos Merlo
Introdução à Administração da Produção
Introdução à Administração da Produção
1. Conceitos Básicos
Definição de Produção: Produção nada mais é do que o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível (insumo) em outro com maior utilidade (produto).
Tipos de Sistemas Produtivos: Existem diversos tipos de sistemas produtivos, classificados conforme sua operação básica. Os três principais são:
• Manufatura: Alteração da forma e/ou da composição dos recursos.
• Suprimento / Transporte: Alteração da posse dos recursos.
• Serviço: Alteração do estado dos recursos.
Sistema de Produção: Numa visão restrita e simplificada podemos considerar que todos os sistemas de produção apresentam as seguintes características:
INSUMOS
PROCESSO
PRODUTOS /
SERVIÇOS
Nesse modelo, entram insumos que, por um determinado processo de produção, são transformados em produtos e/ou serviços. Note que é a própria definição de produção!
Introdução à Administração da Produção
Universidade Anhembi Morumbi
2. Atividades de Produção – Histórico e Evolução
Pré-história: Eram produzidos utensílios de pedra para uso próprio, geralmente como ferramentas de trabalho ou armas para caça.
Idade média: Muitos séculos se passaram até surgirem os primeiros artesãos nas atividades de produção. Eram dotados de extrema habilidade manual para fabricação de inúmeros produtos. Agora ocorre a fabricação para terceiros e, consequentemente, as primeiras encomendas, havendo a necessidade de organizar a produção e definir:
• prazo de entrega;
• especificação do cliente;
• preço do bem ou produto.
Revolução Industrial: Com a invenção da máquina a vapor em 1764, por James Watt, ocorreu verdadeiramente uma revolução industrial, uma vez que houve a substituição da força humana pela força das máquinas. Os artesãos agruparam-se em fábricas e treinavam pessoas nas suas competências. Surgiram