Gestão por competência
Este modelo de Gestão tem como primícias o aperfeiçoamento e a manutenção constante de seus profissionais, influenciando nos resultados da empresa de forma positiva, conciliando de maneira proveitosa para ambas as partes, os interesses da empresa e de seus funcionários, pois, exige que a empresa elabore planos ambiciosos para atração e retenção, oferecendo planos de carreira e ações motivacionais e em contra partida detém equipes motivadas, competentes e bem preparadas para os desafios organizacionais.
Para que se possamos perceber os benefícios organizacionais ao se implantar a Gestão por competências, devemos observar os objetivos básicos deste modelo de gestão que incluem o aumento dos lucros e resultados da organização, juntamente com a redução dos custos operacionais e até o aumento da sintonia da equipe com a organização, proporcionando a criação de um ambiente de aprendizagem permanente.
Uma das maiores dificuldades para a implantação da Gestão por Competências nas organizações está justamente na resistência do próprio Recursos Humanos. Para que este obstáculo seja vencido, devem ser exaustivamente realizadas discussões sobre este novo modelo de Gestão, palestras, cursos externos, etc. Quanto mais difundida a Gestão por Competências, maior será o comprometimento, o entendimento e a aceitação de todos os envolvidos.
Uma boa aplicação da Gestão por Competências, sempre gera um maior comprometimento, um melhor entendimento e uma melhor aceitação das pessoas envolvidas neste processo.
A implantação do Modelo de Gestão por Competências é influenciada por diversos fatores que irão permitir o avanço nesse processo. Por exemplo: Plano estratégico da Organização; nível de maturidade gerencial e da área de RH; sistemas informatizados e integrados de Gestão de Pessoas; prontidão e