Gestão por competencia
Histórico
A história da Metalfrio está entrelaçada ao próprio surgimento e desenvolvimento da indústria de refrigeração comercial no Brasil. A empresa foi criada em 1960 para produzir componentes de sistemas de refrigeração, mas logo mudou seu foco para atender à demanda específica de fabricantes de bebidas e sorvetes, que até então fabricavam cada qual seus próprios equipamentos.
Em 1989, a fabricante de eletrodomésticos Continental 2001, uma das líderes brasileiras em fogões para uso doméstico, adquiriu participação majoritária na Metalfrio. Dois anos depois, o grupo alemão Bosch Siemens Hausgerate, ou BSH, adquiriu a Continental 2001 e o restante da participação no capital social da Metalfrio. A Metalfrio passou então a ser uma divisão da BSH, que investiu fortemente para torná-la a primeira unidade industrial ecologicamente projetada em seu setor na América Latina. A partir de 2000, a BSH decidiu transformar a Metalfrio em uma empresa independente e, para tal, constituída como uma subsidiária denominada Metalfrio Solutions Ltda., em 03 de dezembro de 2001. Nesta ocasião, todos os ativos relativos às operações da Metalfrio foram transferidos para a Metalfrio Solutions Ltda.
Em janeiro de 2004, a Metalfrio foi vendida pela BSH. Neste momento, iniciou-se uma nova fase na história da empresa. Com o objetivo de tornar a Companhia uma das líderes mundiais do setor de refrigeração comercial Plug-In até 2010, os novos acionistas iniciaram um processo de crescimento acelerado, focado na ampliação das margens de rentabilidade com incentivos apropriados para os funcionários, na redução de custos, aumento da eficiência da cadeia de valor e inovação de produtos, na aceleração do crescimento, internacionalização do grupo e na aplicação de melhores práticas de governança corporativa.
Passou-se a priorizar a geração de valor. O crescimento nos resultados foi obtido através do direcionamento dos negócios para produtos e clientes de maior rentabilidade.
Ao