Gestão motivadora
Alessandra de Paula1 - RGM
Ana Carla Borasca¹ - RGM 085576
Juliana dos Santos¹ - RGM 088414
Tatiane Alencar¹ - RGM
Viviane Oliveira2
Resumo
A motivação é o impulso que leva a uma ação, ou seja, de forma mais clara e simples, motivo mais ação igual motivação. Sendo esta de extrema importância para o ser humano, servindo de estímulo para a busca da concretização dos mais diversos sonhos.
É através da realização que o homem encontra vontade para seguir em frente e alcançar os objetivos. A motivação organizacional é fundamental para a empresa atingir suas metas, sem ela, a mesma está fadada ao fracasso. Por mais que os empresários prefiram trabalhar com máquinas a seres humanos, é o homem que consegue resolver os mais diversos problemas que surgem no dia a dia empresarial. Por isso é de extrema importância para o gestor, manter a equipe sempre empenhada e motivada, para a organização alcançar seus objetivos.
Palavras-chave: motivação; empresa; gestor; operacional
INTRODUÇÃO
A Motivação é a força interna que impulsiona o indivíduo a alcançar objetivos.
Muda constantemente durante a vida, dependendo do que foi alcançado. Sentimento intrínseco que precisa de estímulos, como a realização ou a satisfação de necessidades.
Segundo Bateman, a motivação refere-se a forças que energizam, dirigem e sustentam os esforços de uma pessoa. É essa força que faz com que as pessoas busquem algo que desejam. De forma mais detalhada, a motivação, conforme Spector (2007), trata-se do estado interior que leva uma pessoa a emitir determinados comportamentos e está associada à direção (escolha baseada em possibilidades), intensidade (esforço para realização) e persistência.
Segundo ainda o dicionário, Motivação é ato ou efeito de motivar, palavra utilizada para descrever determinado comportamento da pessoa, exposição de motivos ou causas. A motivação está ligada com os motivos que levam a pessoa a desejar algo.
É pela motivação que o