Gestão integrada escolar: administração, supervisão
O presente relatório apresenta o resultado do Estudo realizado em sala de aula com alunos de inclusão, componentes da pesquisa da Educação Inclusiva na Rede particular Colégio Adventista de Porto Velho e estudo etnográfico do cotidiano escolar e desenvolvimento de estratégias pedagógicas de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais em classes regulares.
Cumpre ressaltar que o Colégio Adventista de Porto Velho ainda não integrou em sua proposta o processo de atendimento educacional oferecido aos alunos com necessidades especiais. Partindo destas considerações, o objetivo geral da pesquisa foi analisar o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem que viabilizem a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, oriundas de deficiências ou outras condições atípicas, no ensino regular, garantindo sua inserção na cultura escolar formal. E analisar como se concretiza esta estratégia de ensino de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais no cotidiano em sala de aula levando em consideração os seguintes aspectos: acessibilidade; recursos e materiais pedagógicos específicos; flexibilidade curricular; práticas de ensino; procedimentos de avaliação; formação docente.
Este estudo foi constituído de três fases distintas, porém, intercaladas, a saber:
Fase 1 – análise documental (Regimento da Escola e Proposta Pedagógica); Fase 2 – entrevistas com a Direção e Equipe. Fase 3 – entrevistas com a professora do 1º Ano do Ensino Fundamental I.
O estágio foi realizado em uma turma do 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Adventista de Porto Velho – particular – localizado à Rua Rio Madeira nº 2166, Bairro Nova Porto Velho, Município Porto Velho-RO. Esta fase, com carga de 20 horas, teve início no dia 04 de abril de 2011 e terminou no dia 15 de abril de 2011, com carga horária de 4 horas aulas, distribuídas da seguinte forma: 1º, 2º, 3º e 4º tempos, incluindo o acompanhamento nas aulas