Gestão Integrada de ativos e passivos - ALM
Em razão da série de turbulências ocorridas nas últimas décadas, tendo como consequência direta um aumento da volatilidade nos mercados financeiros e provocando grandes variações nas receitas e, em alguns casos, perdas significativas de patrimônio das instituições financeiras, fez com que essas instituições elevassem seu interesse no gerenciamento mais preciso dos riscos e na busca de métodos cada vez mais eficazes para monitorá-los e gerenciá-los.
A Gestão de Ativos e Passivos, ou Assets and Liabilities Management (ALM), inserida neste contexto, constitui uma estratégia de gerenciamento dos ativos e dos passivos de uma instituição de maneira coordenada. A atividade de ALM é um processo contínuo de formulação, de implementação, de monitoramento e de revisão das estratégias relacionadas aos passivos e ativos para o alcance dos objetivos financeiros da instituição financeira, considerando os riscos decorrentes do negócio e as restrições impostas pelos passivos assumidos ou quaisquer restrições que impeçam determinadas composições de alocação.
A definição da natureza/missão de uma instituição é dada pelos compromissos e obrigações que elas assumem. Compreendidas as obrigações, cabe aos gestores procurar os melhores meios disponíveis para cumprir suas finalidades, encontrando as proporções ótimas de alocação dos recursos disponíveis nos diversos segmentos de ativos permitidos, considerando os retornos esperados e os riscos de cada segmento de aplicação, atendendo ainda as restrições impostas pelos passivos, pela legislação e pelas características dos recursos disponibilizados.
Importante salientar que a solução de problema de alocação dos recursos nunca é permanente, pois variará em função das condições de mercado de capitais, da composição dos recursos disponibilizados e da legislação, ou seja, a melhor alocação dos recursos em determinado momento poderá não se manter em um instante