O impacto do desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico
Tecnociência - Prós e contras
Índice
Introdução …………………………………………………………. 2
A ciência e a técnica ………………………………………………. 3
A Tecnociência - Evolução e Riscos …………………………... 5
Conclusão …………………………………………………………. 7
Bibliografia ………………………………………………………... 8
Introdução
Atualmente, estamos presentes numa sociedade completamente dependente da tecnologia assim como do progresso científico, ou seja, uma sociedade tecnocientífica; uma sociedade cujos jornais, a televisão, a rádio e até mesmo a publicidade que se encontra nas caixas de correio faz da ciência um tema bastante presente nos nossos dias.
É muito difícil imaginar como seria viver sem os recursos que a ciência e as tecnologias põem à nossa disposição.
Mas isso não significa que a aplicação da Ciência não tenha, os seus riscos e que tudo o que a tecnociência permite realizar deva, efetivamente, ser feito.
Na realidade, a Tecnologia é tão antiga quanto a Humanidade, estando intimamente ligada com os a aplicação de meios para alcançar sucesso em meras actividades.
Desde a existência do Homem, que este veio, continuamente, recorrendo ao auxílio da tecnologia, que progride também com o mesmo.
Ao contrário de tempos mais remotos, hoje em dia, começa-se a levantar questões ético-morais face à ciência. Contudo, é necessário conhecer, além da sua aplicação, o seu conteúdo, visto que na sociedade atual, a controvérsia que confronta o cientificamente provável assim como o eticamente aceitável serão cada vez mais crescentes.
Assim, pretendo refletir e analisar sobre o poder e os riscos que a tecnociência tem levantado ao Homem e à sociedade em que vivemos e também sobre a necessidade de um acordo entre a ciência e a ética.
A ciência e a técnica
A ciência e a técnica são consideradas neutrais pois sustentam o princípio de que o cientista deve:“ Descobrir tudo o que pode ser descoberto. Experimentar tudo que pode