Gestão: informação e conhecimento
Fazer uso de todas as demonstrações financeiras da entidade é um passo importante nas operações de controle e direção contábil. Este plano consiste em adotar todos os métodos e medidas de segurança em torno dos ativos, ações de correção, exatidão e fidelidade dos dados contábeis. Deve-se atuar, também, nas relações entre funcionários e clientes investindo em ações de Marketing, treinamentos e pesquisas de mercado. Sendo assim, é através de boas relações com os clientes é que se adquire eficácia operacional.
Ações de controle interno são extremamente necessárias para a excelência da gestão da informação. Balanço Patrimonial, fluxo de caixa, inventários, controle de cargas são elementos que podem contribuir muito para uma auditoria financeira. A coerência entre estes elementos aliada a tecnologia da informação vão, de fato, facilitar o trabalho de um auditor externo. Partindo daí, a importância de verificar se as demonstrações financeiras estão de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos e pela legislação.
É de considerável importância que o gestor atenha-se ao binômio conhecimento/informação. Decerto que estas duas características remete ao pilar primordial da gestão que é a organização. Visto que o advento das novas tecnologias e a agilidade das informações dão uma fundamental contribuição auxiliando na tomada de