Gestão da Informação ou Gestão do Conhecimento?
CONHECIMENTO? (*)
Marília Damiani Costa, CRB 14/005
Lia Krucken
Aline França de Abreu, PhD
Resumo
No presente artigo discutem-se aspectos conceituais sobre informação e conhecimento e apresentam-se características da gestão da informação e da gestão do conhecimento. O principal objetivo desta discussão é elucidar conceitos fundamentais para uma, efetiva manipulação e compartilhamento dos dados, informações e conhecimento em uma organização.
Palavras-chave: gestão do conhecimento, gestão da informação.
(*)
Trabalho apresentado no XIX Congresso Brasileiro
Biblioteconomia e Documentação, realizado de 24 a 30 de setembro de 2000, em Porto Alegre, RS. l INTRODUÇÃO
A recente atratividade pela gestão do conhecimento parece convergir de vários fatores econômicos, sociais, tecnológicos e culturais. A incorporação, cada vez maior, de conhecimento na produção de bens e serviços e alterações no escopo das organizações em função da globalização e da alta competitividade dos mercados bem como alterações na arquitetura e estrutura organizacional exigem o desenvolvimento de novas competências, tanto ao nível individual como organizacional.
26 R. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina / v. 5 / n. 5 / 2000
Sob o aspecto tecnológico, a evolução das potencialidades da . provoca grandes mudanças. Maior capacidade de armazenamento disponibilização de informações, interatividade em tempo real e integração de múltiplas mídias representam novas formas de trabalho e novas oportunidades.
Por muito tempo acreditou-se que o domínio da informação era sinônimo de poder. Sob este ponto de vista, a TI representa um grande potencial para uma organização garantir sua competitividade.
A capacidade tecnológica da organização é considerada seu diferencial, e, de certa forma, sua atuação está condicionada por esta tecnologia. A redução dos custos de TI, garantindo sua ampla utilização, conseqüentes experiências de sucesso e