GESTÃO INDUSTRIAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Definição Conceitual 4
2.2 Unidades Equivalentes de Produção 7
2.3 CALCULO DO CUSTO UNITÁRIO 9
3 PREÇO DE VENDA 10
4 Cálculos dos fatos contábeis ocorridos. 13
4.1 Faturamento Bruto. 13
4.2 Custo de Vendas 13
5 IMPOSTOS E TARIFAS 15
5.1 IPI 15
5.2 ICMS 15
5.3 PIS 16
5.4 COFINS 17
6 FATOS CONTÁBEIS 18
6.1 SORVETE DE CHOCOLATE 18
6.2 SORVETE DE MORANGO 19
7 ANÁLISES DO PERÍODO 21
7.1 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 21
7.2 PONTO DE EQUILÍBRIO 21
8 REGIONALIZANDO 23
9 CONCLUSÃO 24
REFERÊNCIAS 25
1 INTRODUÇÃO
As empresas de produção do ramo alimentício, foco deste estudo, são entidades que operam essencialmente na intermediação da industrialização e comercialização dos insumos e da produção agrícola de seus fornecedores e tem como foco atingir maior rentabilidade na comercialização da produção, menor preço na aquisição dos insumos básicos da produção e menor custo na fase complementar de sua produção, que basicamente é o armazenamento, o beneficiamento ou então a industrialização da sua produção.
Dependendo da região de atuação de uma indústria, não tomando por base a nossa região onde a maioria da produção é transformada por autônomos, pode-se ao mesmo tempo atuar com diversos ramos de atividades da produção: doces, sorvetes, frutas e legumes dentre outras. Também é possível desenvolver algumas atividades no mesmo período, outras em épocas diferentes.
Normalmente as empresas possuem uma estrutura física para manter sua produção em boas condições de qualidade, bem como a preparação destas para uma melhor comercialização. Para a manutenção da estrutura, com vistas atender às necessidades a que se propõem as indústrias, ocorrem os gastos de manutenção diretos e indiretos, o cálculo do Custo Unitário, a Formação do preço de venda, os cálculos dos fatos contábeis, das vendas de cada produto, a análise custo volume lucro, a contabilização no livro diário e livro