gestão industrial
Em uma entidade alguns aspectos são de Vital importância para sua organização. Dentre eles destacam-se os critérios de rateios dos custos indiretos, o custeio por absorção, os produtos em processo, os produtos acabados e as unidades equivalentes de produção.
A formação do preço de venda com base nos custos e no mercado também são questões muito importantes que devem ser levadas em conta. Assim como a análise dos custos, volume e lucro, onde se destacam a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio.
Também é necessário saber a importância de se ter um sistema integrado para gerar informações, e quais demonstrações contábeis são obrigatórias.
GESTÃO INDUSTRIAL
1. Definições conceituais
a) Sistemas de acumulação de custos – São aqueles que não oferecem condição de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como custos com supervisão, chefias, aluguel da fábrica).
b) custeio variável- O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo uma classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variáveis. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas, por sua restrição fiscal e legal, sua utilização implica na exigência de 2 sistemas de custos:
1. O sistema de custo contábil (absorção ou integral) e
2. Uma sistemática de apuração paralela, segregando-se custos fixos e variáveis.
c) Custeio por absorção - Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.
d) custos diretos e indiretos-
Custos diretos
Custos diretos a um