Gestão Financeira
Administração Financeira está relacionada às responsabilidades da empresa. A administração financeira se preocupa com as tarefas do administrador financeiro de uma empresa. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como: a) orçamentos; b) previsões financeiras; c) administração do caixa; d) administração do crédito; e) análise de investimentos; f) captação de fundos. Vale ressaltar que a Administração Financeira é uma atividade orientada por objetivos.
A gestão financeira procura combinar recursos dentro da empresa quer através dos acionistas, quer através de financiamentos que deveram ser investidos num processo de produção e troca que liberte um excedente (lucro), procurando assegurar que a soma dos resultados obtidos seja o mais elevado possível. Para além do lucro imediato, deve-se pensar nos lucros futuros; para isso a empresa deve procurar manter o seu capital e desenvolver-se.
A gestão financeira clarificada pela política e pela estratégia financeira, visa:
Alimentar a empresa de disponibilidades quando necessário;
Assegurar a melhor situação dos recursos financeiros da empresa;
Controlar para que nenhum bem seja inutilizado ou mal utilizado;
Otimizar a rotação dos recursos e das aplicações.
A gestão financeira assenta em dois princípios muito importantes:
Responsabilidade financeira: Deve procurar sempre gerir as suas finanças de modo responsável e sustentável. Todas as organizações precisam de dinheiro para sobreviverem e alcançarem os seus objetivos. A única forma de assegurar isto é administrar o dinheiro de modo a não pôr a organização em risco desnecessariamente. Se a organização prevê continuar a existir no futuro, deve certificar-se que recebe dinheiro suficiente e que o gasta com prudência.
Prestação de contas: A organização deve poder explicar de onde recebe o dinheiro e como o gasta. A prestação de contas ajuda-o não só, a saber, o que fez com o dinheiro,