agressoes a saude
Principais doenças no Brasil de acordo com sexo , renda e idade.
Obesidade: Cerca de 43,3% das pessoas, com mais de 18 anos, que vivem nas capitais brasileirasestão com sobrepeso. É preciso comer menos, fazer atividade física regular e fazer avaliação clínica periódica para combater a obesidade e diminuir os riscos de problemas que o sobrepeso traz parasaúde.
Câncer: Segundo O Instituto Nacional de Câncer, dois em cada mil brasileiros vão ser afetados por algum tipo da doença em 2010. Ter uma vida saudável é o primeiro passo para diminuir o risco decâncer. A obesidade, por exemplo, é responsável por 30% dos casos da doença.
Aids: De 1980 até 2007 foram registrados 474.273 casos no país. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os casos tendem aestabilizar, já no Norte e no Nordeste a tendência é de crescimento. Em 2008, 2 milhões de pessoas morreram, no mundo, em consequência da Aids "O sexo seguro é o principal fator de proteção contra aAids. Para que os índices da doença diminuam, é inevitável que a população se conscientize", explica a ginecologista Rosa Maria Leme. Um novo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro conclui traznova esperança às vítimas da doença. Os soropositivos estão morrendo mais de doenças do coração do que de AIDS.
Diabetes: Um estudo recente da Sociedade Brasileira de Diabetes constatou que 11% dosbrasileiros são diabéticos e que mais de 60% deles não sabem que têm a doença. "Pessoas que sofrem com o diabetes precisam se conscientizar que alimentação equilibrada, peso saudável e atividade físicasão a chave para o controle e prevenção da doença", explica a endocrinologista Maria Helena Senger, diretora da Faculdade de Medicina da PUC. O IBGE informa que a doença atinge diabetes 3,6% dapopulação brasileira.