Gestão Financeira
Adolfo António Teca, Msc. em Economia e Doutorando do Atlântic International University
INTRODUÇÃO
A gestão das organizações implica a tomada de decisões conducentes a racionalização de recursos e a maximização dos benefícios. Como tal, as actividades de gestão requerem informações de natureza diversa. O objectivo deste ensaio é propocionar uma visão sintética da gestão financeira. Faculta-se, uma abordagem que nos permita a apartir de um conjuntos de informações formular um juízo sobre a gestão financeira de uma empresa. Assim, na primeira secção deste ensaio apresentam-se a função e os objectivos da gestão financeira. Abordam-se aspectos sobre o investimento e financiamento, duas faces indissociáveis.
Na segunda secção, desenvolvem-se as técnicas de diagnóstico financeiro das empresas, proporcionando aos seus principais interessados (credores, sócios, fornecedores, trabalhadores, público, etc.) uma visão sobre aspectos tais como a rentabilidade, a liquidez ou solvabilidade.
Qual é o objectivo da Gestão Financeira?
Para serve uma Análise Financeira?
Para a compreensão destas questões, pretendemos centrar nossa reflexão nos aspectos que se seguem.
1. Função e Objectivos da Gestão Financeira
1.1. Função Financeira
A gestão financeira é um conjunto de acções e técnicas que visam a utilização e a maximização os resultados financeiros da empresa e propocionar uma maior liquidez.
Assim, a função financeira está directamente ligada as decisões de investimento e de financiamento. Duas faces da mesma moeda. As primeiras fazem variar o activo das empresas, as segundas tratam de buscar recursos para financiar os investimentos e promover o crescimento da empresa.
A actividade da empresa, do ponto de vista da Gestão Financeira, divida-se em três cíclos: Exploração, Investimento e Financiamento.
1.2. Objectivos da Gestão Financeira
A Gestão Financeira tem os seguintes objectivos:
• Garantir o