Gestão estratégica
MAPEAMENTO
1) Delineamento: público-alvo/potencial: * Empresas de diversos segmentos com potencial para expansão, situadas no Estado de SP (Gilberto) * Homens e mulheres de 25 a 50 anos, (relacionar com o nível de escolaridade, renda com perfil investidor em 2020) residentes no Estado de SP (Rosângela)
2) Motivação: para que serve o produto: * Para os empresários: crescimento da marca, ampliação de seus rendimentos; * Para o futuro empreendedor, oportunidade de abrir seu próprio negócio, uma opção de investimento de seu capital. (Thiago)
3) Ajustamento: O que tem de modernidade ( Thiago e Rafael)
4) Distribuição: Onde vende mais rápido (potencial de distribuição) ( Daniel e Rafael)
5) Comunicação: que esforços são feitos para comunicar o produto * Revistas especializadas; site; entidades de classe; câmaras de comércio; feiras; eventos. (Daniel)
6) Transação: como os clientes compram (Gilberto) * Força de vendas
7) Pós-transação: como assegurar a re-compra ( Rafael Thiago) * Prestar assistência por um período
8) Análise Swot: (Claudia e Rosangela) * Pontos fortes: Pós-transação; customização; mercado abundante * Pontos fracos: * Oportunidades: crescimento rápido em mercado * Ameaças: concorrência; recessão.
O que diz um manual de franqueado?
Respondido por Adir Ribeiro, especialista em franquias
O manual da franquia deve ser encarado como o documento que agrupa todo o know-how da franqueadora para a operação e gestão de uma unidade franqueada. Assim, ao ter acesso a toda essa inteligência de negócio, amplia-se a chance de sucesso.
Tanto a franqueadora como os franqueados deverão adotar uma disciplina na leitura do conteúdo, atualização de suas equipes e busca de melhorias constantes. Hoje, diversos formatos estão sendo estruturados, como o uso do conteúdo na extranet da rede (com acesso rápido e dinâmico), uso de vídeos