Resumo capitulo5 processos
5.1 Introdução
A gerência de um ambiente multiprográmavel é função exclusiva do sistema operacional que deve controlar a execução dos diversos programas e o uso concorrente do processador e demais recursos.
A gerência de processos é uma das principais funções de um sistema operacional. Nos sistemas multiprogramáveis os processos são executados concorrentemente, compartilhando o uso do processador, memoria principal e dispositivos E/S, dentre outros recursos.
5.2 Estruturas do Processo
O processador é projetado para executar instruções a partir do ciclo de busca e execução. Neste ciclo, o processador busca a instrução a ser executada na memória principal.
Na visão da camada de hardware, o processador executa instruções sem distinguir qual programa encontra-se em processamento. É de responsabilidade do sistema operacional implementar a concorrência entre programas, de maneira controlada e segura.
Um processo pode ser entendido inicialmente como um programa em execução. Para que a concorrência entre os programas ocorra sem problemas, é necessário que todas as informações do programa interrompido sejam guardadas para que, quando este voltar a ser executado.
Estas informações são fundamentais para que o sistema operacional possa gerenciar a execução concorrente de programas, e é à base de qualquer ambiente multiprogramável. O conceito de processo pode ser definido como sendo o conjunto necessário de informações para que o sistema operacional implemente a concorrência de programas.
Em um sistema multiusuário, cada usuário tem seu programa associado a um processo. O usuário tem a impressão de possuir o processador e todos os demais recursos reservados exclusivamente para seu uso.De fato isto não é verdade, visto que todos os recursos estão sendo compartilhados, inclusive a UCP.
A falta de recursos pode impedir a execução com sucesso de um programa. Caso um programa, por exemplo, necessite utilizar uma área em disco superior ao seu