GESTÃO ESTRATÉGICA
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS PARA A TOMADA DE DECISÃO EM LOGÍSTICA
A Gestão Estratégica de Custos surgiu da necessidade das empresas se adaptarem a nova ordem econômica, onde predomina o mundo globalizado. Com a globalização surgiu desenvolvimento acelerado dos diversos meios de comunicação, causando impacto sobre a sociedade e as empresas. Como consequência tivemos a abertura do mundo ao exterior, caracterizado por diversos fatores: 1. grande volume de capitais internacionais; 2. integração regional entre os países e blocos econômicos; 3. livre comércio, etc Todos esses fatores tiveram impacto no Brasil, onde ocorreram diversas transformações, como:
1. aquisições de empresas brasileiras;
2. aumento na competitividade;
3. reestruturação das empresas;
4. redução de custos;.
5. melhor produtividade, etc.
Deve-se lembrar a situação do mercado brasileiro, na década de 90, onde tínhamos: 1. pouca ou nenhuma concorrência; 2. produtos de tecnologia antiquada; 3. pouca eficiência de produção; 4. custos elevados; 5. preços elevados. Como consequência o consumidor brasileiro era prejudicado, onde os preços dos produtos eram caros e de baixa qualidade. Este cenário foi modificado, com diversas política conjuntas, entre as quais destacamos: abertura dos portos, incentivos à concorrência, com produtos importados de qualidade e preços mais baixos, com impacto na indústria nacional e fazendo com que as empresas observassem os custos de forma estratégica.
CONTROLE ESTRATÉGICO Controle estratégico significa pensar a longo prazo em todas as estratégias, em tudo o que é vital para a sobrevivência da empresa e o aumento de sua capacidade competitiva. Representa a obrigação de começar a introduzir