Gestão estratégica
Índice
INTRODUÇÃO 3
APRESENTAÇÃO DO GRUPO INDITEX 4
MISSÃO E ESTRATEGIA DO GRUPO 4
ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO 5
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO 7
PONTOS FORTES 9
PONTOS FRACOS 11
ANALISE SWOT 11
CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO
A competição assume formas cada vez mais complexas exigindo as empresas estratégias que permitam obter melhor desempenho face aos seus concorrentes. Esta competição evolve melhor satisfação dos clientes e ao mesmo tempo obter retornos acima da média. A satisfação dos clientes tem-se mostrado uma tarefa muito difícil, pois estes são cada vez mais exigentes na qualidade e no serviço e ao mesmo tempo procuram ofertas a menor custo. Desta forma as empresas encontram-se inseridas em ambientes competitivos caracterizados pela alta rivalidade dentro do sector e também pela exigência dos clientes que procuram a satisfação das suas necessidades.
O objectivo do presente trabalho é dar a conhecer o grupo Inditex as e as razões que o levaram a ter sucesso dentro de um ambiente altamente competitivo.
O nosso estudo irá incidir na análise SWOT enquadrando a missão e a estratégia, e onde se analisará aos pontos fortes e fracos do ambiente interno e oportunidades, ameaças e forças de Porter do ambiente externo.
O método de trabalho utilizado para a sua realização será essencialmente pesquisa via Internet, revistas, jornais e documentários.
APRESENTAÇÃO DO GRUPO INDITEX
Inditex é um dos principais distribuidores de moda do mundo com vários formatos comerciais, como ZARA, PULL AND BEAR, KIDDY’S CLASS, MASSIMO DUTTI, BERSHKA, STRADIVARIUS, OYSHO, ZARA HOME, UTURQÜE. Actualmente este grupo conta com 3869 estabelecimentos em 69 países e cerca de 70000 funcionários.
Desde que surgiu por Amancio Ortega Gaona em 1963 na Corunha o grupo foi traçando o seu percurso no sentido de monopolizar o mundo da moda, dedicando-se ao design, fabricação e distribuição têxtil. Olhando de perto para cada uma das