gestão estratégica
A GESTÃO ESTRATÉGICA envolve um comportamento proativo e exige a participação de todos na empresa através do incentivo ao comportamento empreendedor.
Lobato defende que: “Para conduzir a gestão estratégica competitiva, a organização deve compreender, de forma coletiva, os limites de suas forças e competências para melhor conhecer o meio ambiente e poder converter em sucesso as oportunidades existentes.”
Utilizar o capital intelectual é fator de extrema importância para que as empresas possam desenvolver a sua capacidade em estabelecer e sustentar vantagens competitivas.
Harvard John Kao (apud Lobato, 2006, p.35) aponta os seguintes fatores determinantes da criatividade empresarial como: A atual tecnologia da informação, indutora de inovação; o fato de estarmos na era do conhecimento, que é naturalmente valorizado; as exigências crescentes dos clientes; a concorrência global.
A visão da empresa é como ela imagina estar no futuro. A imagem do futuro deve ser divulgada e compartilhada por todos na empresa. Nesse sentido área de recursos humanos terá um papel fundamental. Lobato (2006, p.40) argumenta que: “Ao definir a sua visão, a organização deve fazer as seguintes reflexões: como queremos ser reconhecidos no futuro? Que desafios se apresentam aos nossos colaboradores? O que queremos ouvir de nossos stakeholders? Onde estaremos atuando com nossos clientes? Quais as principais oportunidades que podem surgir? ( stakeholders, de maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização ).
A Missão: se perguntarmos a um empresário qual é o objetivo de seu negócio ele dirá,