Gestão estratégica
Hypermarcas
2012
1 – Qual seria sua competência essencial?
A competência essencial da Hypermarcas é a de controlar e administrar todas as suas marcas e produtos, e estar sempre de olho no mercado buscando novas marcas de inovação e qualidade.
2 – Exemplifique as três estratégias genéricas de Porter baseando-se nas marcas da Hypermarcas.
Enfoque:
Através da estratégia de enfoque, a organização procura obter uma vantagem competitiva num segmento ou num grupo de segmentos de mercado pelos quais optou, excluindo os restantes segmentos. No caso da Hypermarcas a empresa tem como projeto a construção e marcas guarda-chuva para o seu portfólio de ativos dentro de um processo de reposicionamento das linhas adquiridas nos últimos anos. A empresa já decidiu que não haverá um limite determinado para esse grupo de marcas, que devem abrigar sob o mesmo nome vários produtos. . Bozzano, Monange e Pom Pom já foram escolhidas para serem trabalhadas dentro dessa estratégia.
Diferenciação:
A Hypermarcas já demonstrou essa estratégia, quando vendeu seus negócios na área de alimentos. Pois a empresa tinha um portfólio de marcas muito grande , e a ideia era concentrar as operações em menos segmentos permitindo assim gerar melhor os produtos e facilitar o fortalecimento da empresa. Além de gerar caixa para a empresa com a venda, facilitaria a identificação dos produtos junto aos consumidores, já que a empresa pretende investir pesado apenas no segmento de medicamentos e medicamentos, tornando-se líder nesse mercado.
Custo Total:
Como a Hypermarcas fez muitas aquisições. Terá que redesenhar a estrutura administrativa e fabril e aproximar as empresas compradas da cultura e do modelo de produção do grupo. Tem todo um processo que passa por todos os setores da empresa. É preciso rever a estrutura fabril antiga, mudar os produtos de