Gestão estratégica
Estudo de mercado para Avaliação da Indústria de Telecomunicações
Proposta para investimento na indústria de telecomunicação “móvel”
Uma vez contratados para fazer uma introspecção do mercado e avaliação da indústria de telecomunicação, com consciência de que sua edificação dependerá da nossa análise detalhada e sucinta, apoiamos nalguns factos para debruçarmos sobre a realidade dessa indústria no nosso país.
Apesar do monopólio, a instalação e centralização da C. S. T. fazem com que essa indústria seja pouco atractiva, criam barreiras a entrada de novos concorrentes. Todavia, fizemos um estudo da mesma, vimos que ela ainda está na sua fase de crescimento uma vez que continua a existir grande procura por parte dos consumidores. Isso nos anima a assumir esse projecto e bastante optimistas.
Atractividade da Indústria
De acordo com o modelo das cinco forças e tendo em conta o ciclo de vida das indústrias (introdução, crescimento, maturidade e declínio), baseamos para investigar a situação da única empresa de telecomunicações do país. Começamos por analisar:
Potencial de Novas Entradas:
Para facilitar a entrada dessa nova empresa, optaríamos pela “diferenciação do produto”. Por exemplo, introduzir no mercado, redes de alta capacidade (com todas a funções básicas necessárias) a um preço concorrencial, Venda de recargas para todos os bolsos, como forma de fidelizar os clientes para que estes não se interessem em experimentar produtos da concorrência.
Outra opção seria criar canais de distribuição em todos os pontos do país para que o cliente possa adquirir o produto ou serviço em qualquer lugar onde se encontre, não tendo necessidade de adquirir produtos da concorrência.
Pressão dos produtos substitutos:
Quanto a produtos substitutos, não constituirá grandes barreiras para nova empresa, uma vez que existem poucos meios para substituir o telemóvel.
Poder Negocial dos Fornecedores:
Sendo uma empresa potencial em