Gestão estratégica - estudo de casos
ESTUDO DE CASOS
1. Pesquise e apresente aqui uma empresa que utiliza para competir no mercado a estratégia genérica de competição “Liderança por Custo Total”, definida por Porter (1999).
A sua resposta deve conter: identificação da empresa e descrição da estratégia. Na sequência, faça uma análise da estratégia escolhida pela empresa e o ramo/negócio em que atua. (10 a 12 linhas) (3,0 pontos)
RESPOSTA
A GOL Linhas Aéreas é uma empresa com o conceito de negócio focado no transporte aéreo de passageiros a baixo custo, ou seja, é uma empresa que utiliza a estratégia genérica de competição “Liderança por Custo Total” para competir no mercado.
Segundo Porter (1996), a liderança em custo consiste na associação de uma rigorosa redução de custos e controle de despesas gerais, levando a empresa a ter seus custos inferiores aos dos concorrentes. Essa estratégia faz com que a empresa tenha retornos acima da média em seu setor e se defende contra a rivalidade dos concorrentes e dos compradores poderosos. Traz maior flexibilidade para enfrentar os fornecedores, gera barreiras de entrada e coloca a empresa em boa posição em relação aos produtos substitutos.
No ramo da aviação civil/comercial, embora os atributos de qualidade e atendimento ao cliente sejam importantes, o foco no baixo custo tem como atrativo conquistar os clientes sensíveis ao preço. A Gol, acompanhada da Azul, busca centralizar seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de vendas e na minimização de gastos em “supérfluos”, como os lanches durante os vôos, conseguindo, desta forma, manter o preço um dos principais atrativos para o consumidor. Ainda, o modelo de empresa “low cost” foi adaptado à realidade brasileira integrando a malha de atendimento e maximizando o aproveitamento do fluxo de passageiros. A malha foi construída visando a auto-alimentação, permitindo a ocupação de assentos maximizada.
Fonte:
SCHMITT, Valentina Gomes