Projeto Transformando o Futuro
Introdução e Justificativa
Segundo BARROS 2013, a adolescência é o período da vida que ocorrem as transformações mais aparentes do corpo, em razão das alterações hormonais. Inicia-se por volta dos dez ou onze anos de idade, tendo as meninas o acontecimento da primeira menstruação ou menarca, o aumento dos pelos vaginais e o crescimento dos seios, nos meninos acontece a alteração da tonalidade da voz, o aumento dos pelos pubianos e o crescimento do pênis, que passa a ter ereção e ejaculação.
O mesmo autor também destaca os aspectos emocionais, normalmente os adolescentes buscam grupos de amigos que tenham os mesmo interesses, os mesmos gostos e desejos, a fim de uma identificação menos conflitante e mais amigável, nesta etapa da vida é comum tentar se afastar da família, pois, esta já não lhes satisfaz em relação aos interesses sociais. Os pais, não sabendo lidar com esta fase, tomam atitudes autoritárias, que acabam os afastando ainda mais, as mães querem continuar tratando os filhos como crianças, o que os afastam ainda mais, pois nesta idade não aceitam mais ser vistos assim.
Em uma fase de tantas transformações, é importante que haja amizade e muito dialogo no convívio familiar, e que os pais, tentem amenizar os conflitos, sendo mais flexíveis e compreensivos, e para isto, muitas vezes é necessário buscar informações, estudar sobre esta fase para saber a melhor maneira de agir.
Segundo a resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009 que fala da tipificação nacional dos serviços socioassistenciais, e seus usuários, seguem os objetivos para atendimento das seguintes faixas etárias:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS:
- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de